domingo, 22 de maio de 2022

APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE PICÃO, PORTUGAL

🌹APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO PICÃO🌹

No sítio designado de Picão, a cerca de 2 Km do Santuário de Nossa Senhora do Naso e 4 km da aldeia da Póvoa, encontram-se as ruínas deste Santuário erigido no final do século XIX início do século XX para testemunhar as aparições de Nossa Senhora neste local ocorridas entre os anos 27 de março de 1896 e anos seguintes.
A vidente era uma menina de nome Mariana dos Ramos João. Ainda em gestação e infancia começou com sinais místicos estranhos. A própria mãe, quando grávida desta menina sentiu e viu luzes estranhas, luzes estas que se mantiveram durante 16 anos. Entre outros fenómenos, a mãe encontrou muitas vezes a filha limpa e penteada e sem entender o que estava a acontecer com ela, exclamou
 " Que será desta criança?" Os irmãos vendo Mariana cuidada e penteada, com tranças bem feitas, lhe perguntavam quem a tinha cuidado ao que ela respondia "foi Nossa Senhora." Isto aconteceu até perto dos 7 anos, altura em que ela confessou aos irmãos que via e falava com Nossa Senhora.

 Segundo relato de familiares, Nossa Senhora aparecia em casa, em qualquer parte onde Mariana, ainda criança, estivesse.

Mariana João tornou-se uma pastora e foi no campo onde se deram a maioria das Aparições. Em todos os locais em que a jovem Mariana disse ter visto Nossa Senhora, foram erguidas pedras com o número da aparição que ainda hoje se podem encontrar na zona. Até aos 16 anos contaram 11 Aparições,  e 18 até ao fim da vida, e uma outra acontecida muito mais tarde onde Nossa Senhora  disse a Mariana que a filha Isaura ia ter filhos. Ao certo, ninguém sabe o numero certo de Aparições nem quando terminaram. A maioria das conversas com Nossa Senhora e os Segredos ela os levou para o túmulo. A vidente era de muitas poucas palavras.

Seu pai ficou viúvo muito cedo, ficando com vários filhos a seu cuidado mais os problemas de ter uma filha vidente. Foi ameaçando de morte, sofreu muito, mas acreditou na filha e cedeu todo o terreno, onde se davam as Aparições, para a construção da capela pedida por Nossa Senhora.

Este lugar tornou -se um local de culto, especialmente para os espanhóis de Castela e Leão que ali se deslocavam e aínda deslocam, em grande número, contribuindo assim para a construção da capela, da casa dos peregrinos e do estábulo para os animais.

Estando, uma vez Mariana com seu irmão pastoreando o rebanho, este lhe disse que tinha muita sede, então Mariana lhe disse que cavasse um buraco no chão e bebesse. Ele  assim fez e assim surgiu uma fonte milagrosa na qual muitas pessoas, de vários pontos de Portugal e Espanha,  têm obtido vários milagres estrondosos de cura, como uma senhora que não andava nem falava há mais de 30 anos e ficou a andar em 2013 quando bebeu e foi mergulhada na água milagrosa do Picão, outra que ficou curada de problemas do fígado; cegos que ficaram a ver, entre muitos e muitos outros milagres.
A vidente Mariana dizia a todos que a procuravam: " Eu não sou santa, ide e bebei daquela água que todos os males vos serão curados."

Numa das Aparições, Mariana falou com Nossa Senhora e perguntou-lhe: 
-" Quem sois vós?
-Eu sou a Imaculada Conceição.
-E que quereis ao meu pai?
-Eu do teu pai não quero nada, só te quero a ti para minha  fiel  criada.  Mariana, quero que neste local seja construída, em Minha honra uma casa de oração, para que todos os peregrinos que cá vêm rezem o terço com devoção, peçam, em meu nome, pela Paz do mundo e para que sustentem a fé e a esperança."

Mariana obedeceu e a capela  foi construída entre os anos 1912/1913 no terreno cedido por seu pai. Missas chegaram a ser celebradas neste santuário do Picão mas,  com o sobrevir de vários problemas com a igreja..  todo o santuário acabou destruído pelo próprio sobrinho da vidente e ficando em ruínas. Pelos anos de 1950 foram levadas as pedras e algumas imagens para reconstruir o Santuário de uma outra Aparição de Nossa Senhora do Naso e muitas outras foram levadas para vários locais.(testemunho de peregrinos do local)," pedras  foram levadas para erguer duas capelas, no Santuário Mariano de Nossa Senhora do Naso, e a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que agora se encontra no interior da Capela do Naso chorou na altura da 2° guerra mundial, segundo afirmam testemunhas da época.”

Mariana João casou aos 35 anos, teve duas filhas e faleceu em 1972, com 76 anos de idade, e levou para o túmulo o grande desgosto de ver desmoronado o seu santuário de fé, afirmando que a Senhora que viera em Fátima foi a mesma que esteve antes aqui, na Terra de Miranda.”
Ela deixou também uma pequena arca onde se encontram escritos "SEGREDOS" sobre os quais nunca falou e que deixou recomendações à familia que nunca abrissem a pequena arca. (relato dos familiares da vidente)

Hoje o santuário do Picão é conhecido pelo Santuário da Virgem Pobre do Picão. "Pobre" porque ficou com tudo destruído no Seu Santuário mas é um SANTUÁRIO RICO DE GRAÇAS, MILAGRES.
Desagravo seja feita a Nossa Senhora da Conceição  Pobre do Picão. Perdão Mãezinha  do Céu por tanto mal feito ao vosso  santuário  e Vos agradecemos por tantas e tantas graças e milagres concedidos neste Santuário.
Salvé Maria, Rainha e Mensageira da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário