VIDENTES DAS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA DA MOITADINHA. ESTAS APARIÇÕES ACONTECERAM NA ACHADA DO MARQUES NA FREGUESIA DA ILHA EM SANTANA ILHA DA MADEIRA.
🌹As APARIÇÕES de NOSSA SENHORA Da MOITADINHA na ACHADA do Marques em Santana, Ilha da Madeira 🌹
A MOITADINHA é um sítio que fica situado entre a freguesia de Santana e o Sítio da ACHADA do Marques na freguesia da ILHA. Um Sítio que andou nas " bocas do mundo " sobretudo em 1934.
As APARIÇÕES da MOITADINHA ocorreram no segundo semestre de 1934, tendo, tal como as de FÁTIMA, despertado inúmeras reacções apaixonadas e ao mesmo tempo ocasião de negócio.
Há vários relatos de pessoas daqueles locais que dão conta do sucedido.
Fala- se da história de uma menina que tinha ido apanhar erva e que quando chegou a casa disse à mãe que tinha visto Nossa Senhora.
A mãe sugeriu-lhe que voltasse ao local no dia seguinte ao que esta respondeu que tinha medo.
Então a mãe disse- lhe que fosse com a prima.
No dia seguinte foram as duas e as duas virão Nossa Senhora. O local da APARIÇÃO fica numa zona recôndita, numa linha de água.
No livro da freguesia da ILHA é dito que : " em 1934 houve um episódio deveras marcante na Madeira.
Na MOITADINHA na ACHADA do Marques andavam umas crianças e disseram ter visto Nossa Senhora. Este episódio depressa se difundiu na Madeira como se fosse uma réplica das APARIÇÕES de Fátima. O facto é que a 15 de Outubro desse ano deslocaram- se ali 4.000 pessoas convictas que iria haver segunda APARIÇÃO.
O facto é que a Igreja madeirense não deu qualquer relevância a esse facto. Mesmo assim, ainda existem pessoas que acreditam na Aparição e em sinal de devoção vai colocar velas a arder..."
Nossa Senhora apareceu às duas meninas cujos nomes são Maria Gomes e sua prima Maria Aguiar de 10 e 11 anos respetivamente, apareceu como NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
Uma testemunha contou que ia gente de toda a Ilha da Madeira ao local das aparições, onde Nossa Senhora deu o sinal do sol como havia prometido às videntes, que daria um sinal para recordação do povo. Uma testemunha conta que o sol ficou amarelo e vermelho cor de sangue.
Nossa senhora também disse para rezarem muito porque Portugal iria sofrer muito.
Nossa Senhora também disse à vidente Maria Gomes que ela iria morrer cedo o que de facto aconteceu. Ela faleceu no hospital do Monte em 1946 aos 25/ 26 anos.
Outra testemunha das Aparições contou que, quando a vidente Maria Gomes foi hospitalizada, foi muito mal tratada pelas freiras que cuidavam dela no hospital. Proibiram-lhe as visitas, apenas a mãe podia visitar alguns minutos. A Freira trancava a porta do quarto da vidente, e colocava a chaves no bolso. Uma das freiras lhe disse: Então tu dizes que viste Nossa Senhora, e porquê Ela não te cura e levanta daí?
Na última visita da mãe à filha, Maria Gomes, esta lhe disse que não a veria mais porque no dia seguinte ela já estaria morta. Na verdade isso aconteceu; quando a freira abriu a porta do quarto da Maria Gomes, esta já estava morta com a cama cheia de flores. A Madre superiora vendo este milagre mandou limpar tudo, jogando as flores no lixo. Voltou a trancar a porta do quarto, colocando novamente a chaves no bolso.
Enquanto o corpo da vidente permaneceu no quarto, a cama estava sempre cheia de flores, quanto mais as freiras tiravam, mais flores apareciam. Duas senhoras da época das Aparições e ainda familiares das videntes testemunharam este milagre das flores.
A testemunha contou que as videntes casaram e tiveram filhos, onde uma delas faleceu muito jovem e a outra viajou para o Brasil, não sabendo para que cidade e se ainda está viva.
Duas pessoas deram alguns testemunhos de milagres que Nossa Senhora da Conceição realizou naquele local: Uma senhora costumava ir rezar o terço no local das APARIÇÕES, deixando em casa a massa para fazer o pão, quando chegava a casa o pão estava pronto para ir ao forno e saía tudo muito bem.
Um senhor tinha a esposa acamada, e todos os dias ia rezar o terço no local das APARIÇÕES, no caminho um dia encontrou uma senhora que lhe disse, que quando chegasse a casa , a esposa estaria a trabalhar, para espanto do senhor, quando chegou a casa a esposa estava de pé e a trabalhar realmente.
Por causa dos descrentes, a capelinha da Aparição foi várias vezes demolida e sempre imediatamente reconstruída pelos populares, acabando por ser alvo de completo restauro pela junta de freguesia em 1994.
Vos agradecemos, Senhora nossa, Imaculada Conceição por mais uma visita à Ilha da Madeira, obrigada Mãe querida por vossas palavras e conselhos, vamos amar mais Vossas Apariçõesce Reparar Vosso Imaculado Coração ❤
Te amamos Mãe❤
Nenhum comentário:
Postar um comentário